Algumas de nossas metas são grandes, outras pequenas, mas o mais importante, elas são suas. Normalmente entramos em encrenca quando começamos a comprar nossas metas com as metas de outras pessoas, de amigos, de parentes, ou pior, quando adotamos as metas deles como sendo nossas.
Falando em investimentos, isso pode se tornar um verdadeiro problema.
Como planejador financeiro eu sei muito bem o que isso significa. Os clientes ficam preocupados, me ligam se veem alguma notícia no jornal, ou então porque o cunhado ou o vizinho tem um investimento muito bom que adotaram como estratégia e aí ficam na dúvida se deveriam adotar também…
Quando isso acontece eu costumo lembrá-los de suas próprias metas, porque elas são diferentes das do vizinho, e elas são totalmente independentes da notícia que o jornal mostrou pela manhã.
Se você investe baseado na meta de alguém, desapontamentos podem aparecer. Portanto, ao analisar onde investir seu dinheiro primeiro saiba para que ele vai servir. Antes de escolher um fundo de investimento porque lhe foi recomendado, entenda o que quer com aquele dinheiro, para que irá utilizá-lo, quando pretende utilizá-lo, quais riscos x retorno são esperados. O risco que o vizinho está disposto a correr pode ser muito maior do que o seu. Ele pode ter uma reserva de emergência e não depende deste dinheiro, já você vai precisar deste dinheiro para trocar de carro daqui a 6 meses…
Enfim, claro que isso não é nada fácil, então conhecer muito bem as suas metas e objetivos, é o primeiro passo para então pensar em um investimento.
Não lhe soa familiar quando entra algum dinheiro em sua conta e o gerente lhe oferece pra comprar um CDB? E desde quando ele sabe que o CDB é o produto certo para você?