Recentemente um cliente me pediu para ajuda-lo com o planejamento da troca do caro para a esposa.
Não trocaria de carro naquele ano, mas gostaria de planejar e reservar um dinheiro para tal.
Minha resposta foi simples:
1º – Temos que avaliar qual é o carro desejado, seu valor atual e considerarmos que ele pode sofrer um aumento de preço de hoje para a data futura da compra. Com isso, deveríamos fazer um calculo de custo futuro do carro. Bem, em situações normais, as coisas tendem a valorizar-se de acordo com a inflação medida no pais, então poderíamos simular a valorização do carro utilizando a taxa oficial de inflação, o IPCA.
2º – Ao contrário do carro novo, o carro atual (usado) tende a desvalorizar-se com o tempo, entào também deveríamos considerar esta desvalorização de hoje até a data da troca. Como referência para o cálculo da da desvalorização, que em contabilidade chamamos de depreciação do bem, podemos utilizar uma média de 10% ao ano. Ou seja, a cada ano que passa seu carro ficaria 10% menos valorizado, e teríamos que levar isso em conta, pois aumentaria a diferença entre o valor do carro atual para o carro novo, aumentando assim, a necessidade de capital para concluir a troca.
Dito isso, fizemos os cálculos e vimos quanto ele deveria guardar todos os meses e onde poderia investir para esta troca de carro. O investimento recomendado, dadas as condições atuais de mercado/economia do país e considerando aportes mensais para este objetivo, foi o Tesouro Selic, no Tesouro Direto, que acompanha a taxa Selic, atualmente em tendência de alta.
Quanto aos cálculos, resolvi disponibilizar uma planilha para você poder “brincar” e analisar o valor necessário para trocar seu carro. Ou ainda, se já tem um investimento, calcular quanto deste investimento deveria ser destinado ao futuro carro.
Baixe a Planilha para planejar a troca do seu carro e saiba quanto precisa guardar para tal.
Respeitamos sua privacidade, odeio SPAM tanto quanto você.
Lembrando que um carro não é um investimento. Seguindo as recomendações do “Pai Rico”, o carro esta na coluna de PASSIVOS, pois tira dinheiro do seu bolso, tem um custo de manutenção e não lhe gerar retorno sobre o capital investido. Pelo contrário, como vimos ele perde valor com a depreciação.
Um abraço e até o próximo post.
Deixe seu comentário, conseguiu calcular a troca de seu carro?